segunda-feira, 15 de novembro de 2010

GÊNERO TEXTUAL: Notícia II

JORNAL GARFIELD 22 de setembro de 2010

GRANDIOSA PROCISSÃO EM BRAGANEY EM HOMENAGEM A NOSSA SENHORA DA SALETTE


BRAGANEY – Aconteceu último final de semana em Braganey, uma procissão que reuniu mais de duzentas pessoas da comunidade local e cidades vizinhas. Apesar de ter ocorrido a Romaria no dia 12 de setembro, a data realmente comemorada é 19 de setembro.

No dia 18 (sábado) após a missa presidida pelo Pe Odair os fiéis ser reuniram para seguirem juntos na procissão, que teve início nas proximidades do trevo de Corbélia às 21h45min. Para que tudo transcorresse tranquilamente a polícia e uma ambulância acompanhou a procissão. Além de ser repassado para a comunidade durante a semana, o horário de saída, atividades no percurso e previsão do horário de chegada (na madrugada do dia 19).

No caminho as pessoas faziam orações e também entoavam cantos, como uma forma de homenagear Nossa Senhora da Salette, assim como aqueles que ali estavam para pedir ou agradecer graças.

Com relação à organização e iniciativa, uma das participantes, Maria Darci Maikot, relata: “Foi uma atividade que eu nunca tinha feito e foi uma nova experiência, uma maratona de fé”. Dessa mesma forma uma das moradoras de Braganey, Liliane Fernandes dos Santos da Silva, diz que sempre que possível participa dessa peregrinação e afirma: “Os homens tendem a fazer romarias a lugares santos. É natural da gente.”

O percurso foi realizado sem problemas e o tempo colaborou, pois, nessa mesma madrugada choveu horas depois da chegada das pessoas à Braganey.


Notícia organizada pelas (os) alunas (os) da 4ª Série “B”:

Fábio Luís dos Santos

Daiana Hotz

Maria Elizabeth Fernandes da Silva

Nenhum comentário: